sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aptidões do Gestor

A actuação dos gestores avalia-se geralmente por padrões de eficiência e eficacia.
Para ser eficiente e eficaz, o gestor deve possuir e continuamente desenvolver varias aptidões essenciais. Geralmente consideram-se três tipos de aptidões necessarias a qualquer gestor.

Aptidão Conceptual (Saber Saber)
- é a capacidade para apreender ideias gerais e abstractas em situações concretas. Engloba a capacidade de ver a organização como um todo. Um gestor com capacidade conceptual.
- Apercebe da forma como as varias funções da organização se complementan uma as outras;
- Como a empresa se relaciona com o seu envolvente;
- Como uma alteração numa parte da organização pode afectar a outra parte.
Aptidão Técnica (Saber Fazer) - é a capacidade para usar conhecimentos, metódos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto. Conhecimento e experiências em engenharia, informática, contabilidade, marketing, ou produção são exemplos destes tipos de capacidade. Esta aptidão está relacionada com o trabalho, " com as coisas" (processos ou objectos físicos).
Aptidão Humana ou Relações Humanas (Saber Ser) - é a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas. Envolve caracteristicas relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e os comportamentos dos individuos e dos grupos.

A combinação ideal destes três tipos de capacidade varia de acordo com as funções e responsabilidades dos gestores da empresa. Enquanto os gestores de topo que desenvolvem a sua actividade a nível instituicional devem possuir um forte dominio das capacidades conceptuais, os gestores de primeira linha com funções a nível operacional, devem revelar um forte dominio das capacidades técnicas para desempenharem, com eficiência as suas tarefas. Ja as capacidades humanas são muito importantes em todos os niveis da organização.






9 comentários: